sábado, 5 de abril de 2014

Xadrez - Final do Torneio de Candidatos 2014

No último domingo acabou o torneio de candidatos ao título mundial de xadrez de 2014. O indiano Viswanathan Anand foi o grande vencedor, um ponto a frente do segundo colocado, Sergey Karjakin.
Contrariando todas as previsões (inclusive as minhas), Anand venceu e convenceu, garantindo o título com uma rodada de antecedência e terminando o torneio como único invicto. De fato, no meio das inúmeras surpresas que ocorreram durante a segunda metade do torneio, a liderança de Vishy foi uma das poucas coisas que permaneceu inabalada.
O segundo lugar de Karjakin não foi menos impressionante. Após terminar o primeiro turno na última posição com 5 empates e 2 derrotas, o contemporâneo de Carlsen conseguiu impor seu jogo e, ao lado de Anand, foi o único outro jogador a finalizar o torneio com resultado positivo (+1).
No meio da tabela encontramos Vladimir Kramnik, Shakhriyar Mamedyarov e Dmitry Andreikin, jogadores com pontuações iguais mas sentimentos bem diferentes. Para Kramnik o 50% foi um fracasso, e só veio após uma vitória sobre seu rival Topalov, num momento em que os dois já não tinham chances práticas de ganhar o torneio; Mamedyarov manteve um segundo turno discreto e não se pode dizer que o resultado do azeri impressiona de alguma forma, enquanto que para o último pré-ranqueado Andreikin 7 em 14 foi excelente, especialmente considerando sua vitória sobre o número 2 do mundo Levon Aronian na penúltima rodada.
Além da derrota para Andreikin na penúltima rodada, Aronian também perdeu a última partida para Karjakin, caindo de uma respeitável segunda colocação com +1 para um desastroso sexto lugar compartilhado em -1. Ao lado dele, outra surpresa negativa na figura de Peter Svidler. Nas palavras do próprio russo, ele foi o grande responsável por seu baixo desempenho, cometendo muitos "erros não-forçados".
Em um torneio em que os vencedores foram os que cometeram menos erros, ao sempre combativo, porém desta vez não muito inspirado Veselin Topalov coube a última posição.
Apesar da incontestável vitória de Anand, o evento se provou extremamente disputado: todos os jogadores venceram ao menos duas partidas e, com exceção do campeão, todos também perderam ao menos duas partidas.
Terminado o torneio e determinado o desafiante, fica a questão: conseguirá Anand pressionar Magnus Carlsen nesse match-revanche? como reflexão, deixo vocês com o cartoon "Back for more" (de volta para mais) de José Diaz.


Nenhum comentário: