sábado, 5 de abril de 2014

No cerne da estrada

Segunda-feira passada decidi testar uma rota diferente para percorrer o caminho entre Curitiba e Jacarezinho. Habitualmente eu vou de Curitiba a Piraí do Sul, que fica no meio do trajeto até Jacarezinho, via rodovia do café. Porém, desta vez eu resolvi utilizar a rodovia do cerne.
Já no início da viagem eu percebi que tinha cometido um erro. A rodovia é muito pior do que aparenta nos mapas e não tem praticamente nenhuma sinalização. Basicamente são mais de 100 quilômetros de uma estrada muita estreita e sinuosa, alternando pedaços de asfalto impraticável com outros de simples terra batida, tudo isso sem nenhuma cidade ao longo do caminho.
Ainda assim, tudo teria corrido bem não fosse por uma placa de pesque-e-pague. Em uma das várias bifurcações não sinalizadas existentes eu encontrei a dita placa indicando o caminho da esquerda. Supondo que esse seria um corredor específico para o pesque-e-pague, eu continuei à direita.
A princípio nenhuma das rotas estava de todo errada, como eu vim a descobrir mais tarde; o problema é que o trecho escolhido estava em piores condições, todo enlameado graças às chuvas dos dias anteriores, e em determinado momento meu carro acabou atolando. No fim das contas, uns dez moradores da região acabaram envolvidos na operação de mais de 3 horas pra tirar meu carro da lama (muito obrigado a todos!).
Pode parecer mentira, mas eu saí as 14 horas de Curitiba e só cheguei em Jacarezinho no 1° de abril...

Um comentário:

Luiz disse...

Descanse em paz, Alexei.