quarta-feira, 21 de abril de 2010

As miniaturas da vida

"O jogo de xadrez é a vida em miniatura" - Garry Kasparov

Era uma vez um campeonato mundial de xadrez. Ao contrário do que se pensa, esse não era um campeonato qualquer, organizado por uma instituição séria, pautado em isenção e transparência, etc. Era uma competição promovida e regulamentada por um órgão mal administrado, órgão esse composto essencialmente por seu presidente que, para os mais desatentos, parecia deter um cargo vitalício. O certame, apesar de contar com um jogador búlgaro e outro indiano, seria disputado na Bulgária.
A maioria das pessoas, quando pensa em imprensa, imagina algo que deveria ser isento. É claro que isso não passa de imaginação, e aqui também nós temos como principal responsável pela cobertura um blog búlgaro bastante tendencioso.
Eis que em um (não tão) belo dia um vulcão de nome impronunciável para a maioria das pessoas entra em erupção na islândia e começa a soltar muita, mas muita fumaça. A fumaça é tanta que acaba por encobrir todo o céu europeu, impedindo o tráfego aéreo (talvez o tráfico também, mas essa é outra história...)
Ora, não é que o jogador indiano decidiu chegar "na última hora", "apenas" com uma semana de antecedência na Bulgária, e ficou preso num aeroporto em Frankfurt, Alemanha? Pois bem, esse jogador, incidentalmente o defensor do título mundial, dadas as difíceis circunstâncias de trânsito na europa, pede um adiamento de três dias para a realização da primeira partida do campeonato. Não é que ele não consiga chegar em Sofia, a capital búlgara, em tempo da abertura oficial, ele e sua equipe vão dar um jeito de chegar por terra. Porém, é lugar comum que nesse tipo de evento os participantes cheguem com pelo menos uma semana de antecedência, até para se aclimatar ao ambiente e estar em plenas condições de jogar as partidas. Sendo assim, um pedido oficial é feito para a organização do evento.
Se alguém acreditava em Papai Noel e na isenção do comitê organizador e da imprensa local, essa seria a hora de acordar. Intransigentes, os búlgaros dizem que não podem desfazer todos os acertos previamente estabelecidos com emissoras de TV, patrocinadores, etc. baseados nas datas já divulgadas, mesmo sabendo de todo o transtorno que o vulcão trouxe para a comunidade européia. O blog búlgaro de xadrez, que até esses acontecimentos só tinha publicado entrevistas com os dirigentes búlgaros e com o desafiante ao trono, é o primeiro a divulgar todas as notícias de recusa do adiamento.
No entanto, quando tudo indicava um flagrante (e também fragrante em certo aspecto...) prejuízo para o campeão indiano, a federação internacional de xadrez, regulamentadora oficial do evento, numa decisão um tanto surpreendente considerando seu grande histórico de incompetências, acaba por adiar o começo da competição em um dia. Não são os três dias almejados pelo campeão nem a completa inflexibilidade do comitê búlgaro, é uma decisão conciliadora.
Curiosamente, a maioria dos órgaõs de imprensa enxadrísticos divulgou prontamente a decisão. Um dos últimos a se manifestar foi o blog búlgaro...
Como tudo isso vai acabar? Só o tempo dirá...

Nenhum comentário: