sábado, 29 de setembro de 2007

Um novo campeão mundial

O torneio pelo campeonato mundial de xadrez acabou hj na cidade do México, coroando Wiswanathan Anand campeão. Foi um torneio sensacional, com xadrez de altíssimo nível e muita luta. Tudo parecia decidido após a décima primeira rodada, mas Gelfand e Kramnik mantiveram a tensão vencendo seus antepenúltimos encontros. Na rodada de número 13, Alexander Grischuk quase coloca o campeonato em aberto, pressionando Anand por muito tempo e obrigando o número 1 da listagem de rating a salvar um final difícil. Com o empate contra Leko na última partida, Vishy garantiu o título.
Muitas críticas foram feitas a Boris Gelfand e Vladimir Kramnik ao final da décima primeira rodada pela falta de combatividade. Kramnik disse na sua conferência de imprensa q não havia desistido; tinha duas partidas de brancas pela frente e faria o q estivesse ao seu alcance. Gelfand também explicou q não arriscaria tudo em posições q não tivesse chances. As duas vitórias de Kramnik nos seus dois enfrentamentos com as peças brancas e a atuação de Gelfand nas últimas 3 rodadas, incluindo uma vitória de pretas contra Aronian, mostraram q os dois realmente estavam vivos.
Os outros jogadores também demostraram muito espírito esportivo, derramando sangue o bastante pra deixar qualquer fã de xadrez feliz. As principais vítimas foram Grischuk e Aronian, perdendo dois de seus 3 últimos encontros. Peter Leko manteve seus 50% e Morozevich, ainda q tentando muito, não conseguiu mais q um sexto lugar empatado com Aronian. Peter Svidler manteve o último lugar por muito tempo, porém sua primeira vitória na última rodada contra Sasha Grischuk inverteu a posição dos dois na tabela.
Vishy Anand garantiu o título q muitos antecipavam e q ele perseguiu por mais de 15 anos. Vladimir Kramnik mostrou q sua preparação de brancas é realmente fantástica e também cumpriu as expectativas com um sólido mas não suficiente +2. A grande surpresa da competição foi Boris Gelfand, terminando empatado em segundo e mostrando uma preparação acima da média, principalmente com as peças pretas. Levon Aronian foi a grande decepção, enquanto Alexander Grischuk entrou em colapso perdendo todos os seus últimos 5 jogos de pretas. O outro Alexander, Morozevich, mostrou mais uma vez seu jogo totalmente insólito e combativo, entretanto pouco efetivo contra a fortíssima oposição. Peter Leko foi muito sólido e conseguiu duas vitórias convincentes, compensando suas duas derrotas. Seu homônimo, Svildler, começou mal mas manteve compostura suficiente para finalizar no meio da classificação.
Para finalizar, alguns fatos curiosos:
- Entre as 56 partidas realizadas houve apenas duas vitórias do condutor das pretas, protagonizadas uma pelo primeiro colocado e outra por Gelfand, q terminou empatado em segundo. O único jogador a perder de brancas foi Levon Aronian.
- Os quatros primeiros colocados tiveram 4 partidas terminadas decisivamente;
- Os 5 primeiros tiveram menos jogos decididos do que os 3 últimos; Svidler, por exemplo, teve 3 partidas decididas, ao passo q Grischuk teve 7;
- Apenas a primeira rodada teve 4 empates. Todas as outras rodadas tiveram pelo menos uma partida com vencedor, mas nenhuma apresentou 4 resultados decisivos;
- Somente 3 defesas sicilianas foram jogadas, com 2 derrotas para as pretas.

Classificação final:
1. V. Anand - 9
2. V. Kramnik e B. Gelfand - 8
4. P. Leko - 7
5. P. Svildler - 6,5
6. A. Morozevich e L. Aronian - 6
7. A. Grischuk - 5,5

Nenhum comentário: