domingo, 8 de julho de 2007

Bob's: fenômeno de marketing *

15/09/2010 - Eu devia estar drogado quando escrevi esse texto, em 2007. É a única explicação para tanta besteira... Não o apagarei, por questões históricas, porém peço para que os eventuais leitores desse blog ignorem essa atrocidade.

Todos sabemos que o Bob's nasceu como uma cópia explicita do McDonalds, e em momento nenhum tentou mudar isso. Sendo assim, o normal seria que as pessoas continuassem a comer no McDonalds, a não ser que o Bob's apresentasse algum diferencial competitivo como:

1. Alguns produtos diferenciados;
2. Maior qualidade;
3. Menor preço;
4, Praça de atuação diferente.

Olhando rapidamente os itens, a conclusão mais óbvia a se chegar é de que o Bob's é completamente inviável (*), pois:

1. Com exceção do milkshake de ovomaltine, o Bob's não oferece nada de diferente (mesmo esse milkshake pode ser questionado como algo realmente diferente). Por outro lado, não há investimento de qualquer espécie para tornar o milkshake um diferencial;
2. Dizem que no Rio de Janeiro é diferente, mas no resto do Brasil o Bob's é uma porcaria (muitos podem dizer que a comida do McDonalds também é, mas entre as porcarias, o Bob's é a pior, sem dúvida). O atendimento também não ajuda, já que é mais lento;
3. Por alguma razão bizarra, os preços do Bob's são iguais ou maiores que os do McDonalds. Eles simulam até a diferença entre as várias ofertas...
4. Novamente o Rio pode ser uma exceção, mas no resto do Brasil, onde tem McDonalds, às vezes tem Bob's (Se funciona no Rio, ok, mas porque se tornar um fracasso e arriscar tudo expandindo pro resto dos lugares?)
(*) Quando se vê essas respostas, pode-se pensar em outras franquias, como o Burguer King, porém o pensamento evapora logo (O Burger King, por exemplo, tem o diferencial do refil para refrigerante e da comida mais saborosa, apesar de um preço um pouquinho mais salgado).

Então, como interpretar tudo isso à luz dos fatos? Existem duas respostas viáveis:

a) O Bob's está mesmo à beira da falência, ou
b) O McDonalds está entre as cinco maiores franquias do mundo. Como eles conseguem lucrar tanto? A resposta não é só público, pois os restaurantes chineses que ficam ao redor da UTFPR em Curitiba também lotam na hora do almoço e, entretanto, mesmo sem ter que pagar franquia, os chineses não são tão ricos como os donos de restaurante McDonalds. O grande ponto aí é a margem de lucro. Tendo isso em vista, entende-se porque o McDonalds é tão grande, e como o Bob's sobrevive. Mesmo sendo uma cópia muito mal-feita, a margem de lucro é absurda o bastante para poder se abdicar da necessidade de público. Ainda assim, O Bob's sempre terá um público mínimo, pois sempre existirão pessoas contrárias à maioria (Não existe unanimidade política, não existe unanimidade religiosa; logo, existem sim paladares diferentes, e existem sim pessoas que não comem no McDonalds simplesmente por odiarem o palhaço-garoto-propaganda).

* Se alguém tiver alguma outra explicação (ou tiver feito um estudo minucioso da situação, desmentindo ou comprovando tudo o que eu disse), fique à vontade pra expor sua versão dos fatos.

Um comentário:

jessicabiolchini disse...

Pra começar, O BOBS FOI CRIADO ANTES DO MC DONALDS!

Antes de analisar alguma coisa, nós temos que pesquisar sobre o assunto.