quinta-feira, 23 de junho de 2011

Começo de jogo

Ahh senhoras e senhores, que título mais apropriado para esse post. O primeiro do ano, e justamente para falar de um seriado chamado "Endgame"...
No programa em questão, Arkady Balagan (Shawn Doyle) é um russo ex-campeão mundial que, após assistir o assassinato de sua noiva na frente de um hotel em Vancouver, desenvolve agorafobia e se enclausura dentro do mesmo. Decorridos mais de 4 meses de sua estadia começam os problemas financeiros, e para tentar contorná-los Balagan desenvolverá uma espécie de carreira paralela como detetive particular.
À parte a óbvia semelhança entre a história de Arkady Balagan e Adrian Monk, nosso herói também tem traços de dois ex-campeões mundiais de xadrez: Bobby Fischer e Gary Kasparov. Com esse último ele comparte o ressentimento em relação ao governo russo, enquanto que com o americano o ponto em comum é a reclusão.
A representação do xadrez em si durante a série teve altos e baixos. Se as posições reproduzidas eram, em geral, bastante verossímeis, todo o resto da dinâmica do jogo foi sofrível.
Um programa que prometia bastante, mas que eventualmente decepcionou, tanto no xadrez quanto no entretenimento. Nesse último quesito a emissora concorda comigo, já que cancelou a série após os primeiros 13 episódios. Vejam que o titulo ficou realmente apropriado...
Para uma resenha mais detalhada, mais positiva, ou simplesmente melhor que essa, visite o blog do Disconzi...

Nenhum comentário: