sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

A criação do universo

Um dia desses eu estava no bar, e entre umas e outras comecei a conversar com um cara que estava na cadeira ao lado. Perguntei o nome dele e ele respondeu:
- Deus. Mas não espalha...
Achei meio manjado aquilo, mas resolvi entrar no jogo do sujeito e fazer umas perguntas sobre a humanidade. No começo foi difícil, porque ele disse que não sabia nada sobre "o sentido da vida" e coisas assim. Mas quando perguntei sobre a criação do universo, ele começou a contar uma história bem longa...
"Foi tudo um acidente... Eu não aguentava mais perder no pôquer pro Lúcifer, nem ouvir meu filho, Jesus, reclamar da falta do que fazer no infinito (só faltou ele dizer que faltava espaço...). O paraíso estava virando um inferno! Teve um momento em que fiquei tão irritado que entrei em colapso: comecei a me debater, esmurrar o nada com uma força incrível. Quando me dei conta, provoquei um enorme "bang". Já tinha criado uns "bangs" antes, em outros momentos de tensão, mas geralmente eles se retraiam rápido e desapareciam sem maiores consequências. Daquela vez foi diferente, o negócio saiu totalmente de controle, eu não tinha o que fazer. Resolvi deixar por conta da natureza, e só monitorar os acontecimentos.
É claro que com o tempo descobri que tinha poder sobre aquilo (afinal, eu era o criador!), mas meu controle revelou-se limitado. Eu podia entrar e sair daquele universo a hora que quisesse, assim como colocar outros dentro também, porém não podia alterar o curso dos acontecimentos. O máximo que consigo é jogar um ou outro átomo aqui e ali. Mas não faço muito isso, porque as consequências são meio imprevisíveis e tenho pena dos seres que apareceram nos diversos lugares desse universo paralelo. Uma vez, por exemplo, um dos meus átomos extinguiu o que vocês chamam no seu planeta de dinossauros...
O certo é que depois dessa do "big bang" comecei a fazer terapia. Cheguei a botar o Lúcifer e o Jesus pra fora do paraíso. Mas com o tempo consegui colocar a cabeça no lugar, dei um terreno pro Lúcifer logo embaixo do meu e chamei Jesus de volta. Até uma esposa eu achei..."
Eu disse que a história era muito boa, mas meio estranha. Foi aí que ele virou pra mim e disse:
- Estranho? Pra mim o que é estranho é ter surgido na Terra uma raça que se pareça tanto comigo. E ainda mais estranho é vocês acharem que vão morrer aqui e que, por alguma razão, vão entrar no meu Paraíso...

Nenhum comentário: