segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Europeu de clubes 2007

Um torneio de xadrez por equipes fortíssimo q está sendo realizado na Turquia e teve a sexta de suas sete rodadas encerradas hj. No masculino, quatro equipes almejam a taça: Linex Magic (5). com 11 pontos, Ural Sverdlovskaya (2), Bosna Sarajevo (4) e Economist Saratov (9) com 10 pontos. Consideremos alguns detalhes:

- O líder da competição se torna, graças ao emparceiramento, grande favorito. Se alguém me perguntasse no primeiro dia sobre as chances dessa equipe, eu a colocaria como remotas, principalmente pelo sexto tabuleiro. Muitas outras equipes tem nos seus sextetos principais formação mais coesa, o q, a longo prazo, me parecia a melhor estratégia. No entanto, duas coisas fugiram à minha previsão: primeiro, a fantástica atuação do dito sexto tabuleiro, IM Manuel Perez Candelário, com 5/6 e uma performance superior aos 2700 de rating. Já sabia q ele era forte, mas não imaginei q enfrentando uma oposição de 2600 ao longo de todo o torneio ele fosse se sair tão bem. O segundo tópico refere-se a melhor atuação de times com grandes destaques. Explico-me. De forma geral, eu esperava times com plantéis regulares, todos jogando bem. O Linex Magic teve no seu primeiro tabuleiro um grande fiasco, ainda assim conseguiu passar por muitos adversários, com atuações pontuais. Verifique-se q eles só tem meio ponto a mais no q concerne a pontos individuais q o quarto colocado, e que o segundo e terceiro fizeram mais de um ponto de diferença nesse quesito. Por fim, na última rodada vemos os times de número 2 e 4 brigando entre si no segundo match, enquanto a equipe espanhola do Linex tem pela frente o "cabeça-de-chave" número 9. Depois de tantos problemas, na minha opinião eles não deverão ter muito trabalho pra ganhar esse match e o título.

- O cabeça de chave número 1, OSC Baden Baden, tinha uma equipe estelar. Mesmo com dois participantes do campeonato mundial chegando "atrasados", eles ainda tinham uma equipe sensacional. No final das contas, Anand chegou e empatou suas duas partidas. Svidler ganhou duas de quatro. Ajudou, mas talvez não o bastante. Eles pontuaram razoavelmente, na verdade a mesma pontuação q a equipe Linex, mas foram vítimas de três matches empatados.

- Os times espanhóis, assim como no futebol, figuram como os melhores do mundo, com equipes cheias de estrangeiros. Os russos conseguiram colocar dois times entre os quatro melhores, mas não levar o caneco pra casa vai ser duro (coisa q eles não conseguem faz tempo). Também vale lembrar q não são os dois melhores times russos q estão no topo, e sim o primeiro e o terceiro (este último dono de uma trajetória marginal no torneio).

Individualmente, Mamedyarov liderou o time de Alkaloid, fazendo 4/5 com performance de 2903. O veterano Rafael Vaganian rouba a cena entre os top com incríveis 4,5/5 e um performance de 2904. Ivanchuk faz um "regular" 2821 até agora. Anand apresentaria algo como 2640, ainda assim pq empatou com Murtas (2599) e Eljanov (2681). Olhando um pouco mais para baixo vemos o IM Perez Candelário, dono de um rating nominal de 2525, com uma performance de 2711. Mas talvez o mais impressionante seja o não-titulado Niclas Huschenbeth (2318), alcançando 2710 (5/6) no quinto tabuleiro da equipe de Hamburg.

No q diz respeito as moças, o torneio está um pouco mais tranquilo. A grande favorita Cercle d'echecs de Monte Carlo praticamente garante o triunfo com dois match points e 3 board points de vantagem sobre o isolado segundo lugar do AVS krasnoturinsk. Havia grande discrepância entre a primeira metade e a segunda metade das equipes, o q proporcionou poucas surpresas. Os dois primeiros "cabeças-de-chave" garantem o topo, e do resto é ver de quanto os times mais fortes ganham dois mais fracos, o q determina a diferença de quem fica melhor em cima e "menos pior" embaixo.

As performances também não são muito inspiradoras. Humpy Koneru deve ser notada, por conseguir uma performance de 2777 num perfeito 5/5. A IM Nana Dzagnidze foi a outra grande notícia, com performance de 2638 comparados aos nominais 2416.

Mais informações, acesse o ótimo site do torneio em http://euroclub2007.tsf.org.tr/ .

Nenhum comentário: