segunda-feira, 10 de setembro de 2007

México 2007

O principal evento enxadrístico do ano começa em poucos dias: o campeonato mundial. 8 jogadores, todos contra todos, ida e volta. O mundo reconheceu Vladimir Kramnik como campeão no ano passado, após um longo período de turbulências. A vitória de Kramnik foi muito contestada, assim como os métodos para decidir quem decidiria o título. Porém, existe um campeão e, por mais bizarro que seja, existe novamente um ciclo para se decidir os próximos campeões.
Vladimir Kramnik e Viswanathan Anand são os favoritos. Levon Aronian um forte candidato secundário. Dentre os outros 5, Alexander Morozevich é uma incognita, Alexander Grischuk é o mais novo, Boris Gelfand o mais velho, Peter Leko um ex-adversário de Kramnik, e Peter Svidler... Um ex-campeão russo!?
Eu descrevi o cenário como a maioria descreve. Alguns consideram Morozevich como candidato, pela inconstância, e Leko, pela solidez e demonstrações anteriores. Na minha opinião, Svidler e Gelfand não tem chances de ganhar; Morozevich deve ganhar o torneio ou ficar em último; Leko fará boa apresentação, mas nada sensacional; Kramnik e Anand são realmente os favoritos; Aronian ficará entre os 4 primeiros; e Grischuk entre terceiro e sexto. Ok, minhas previsões são bem semelhantes...
Chutando colocações: 1. Kramnik; 2. Anand; 3. Aronian; 4. Leko; 5. Grischuk; 6. Svidler; 7. Gelfand; 8. Morozevich. Previsão bem conservadora, na verdade. Talvez um pouco otimista em relação a Kramnik. É difícil não ver Anand no topo, assim como é difícil vê-lo como vencedor. Quanto aos outros... Qualquer um pode vencer, e quem for que seja, terá todos os méritos.

Nenhum comentário: